Carregando... Por favor, aguarde...
 
 
19 -991175007
 
(vazio)
 
 

Assine News


Alecrim-Benefícios,uso culinário e medicinal

UTILIZAÇÃO NA CULINÁRIA

Série Temperos: Alecrimalecrim é muito usado na culinária européia, principalmente a cozinha italiana e francesa. O odor é forte, fresco e herbáceo. O sabor é picante, marcante e amadeirado.

alecrim concentra mais seu sabor quando não está fresco. Neste caso, é recomendável usar uma quantidade menor. Tanto o ramo quanto suas folhas longas podem ser adicionadas às comidas. Excelente ingrediente para carnes, como cordeiro, frango assado, vitela, porco, carne vermelha e peixes. Uma forma interessante de utilizar o alecrim é pegar um punhado de folhas e ir massageando a carne antes de ser assada.Pode ser empregado para aromatizar vinagres. Não perde seu sabor no cozimento, como outras folhas fazem.

Para preparar o vinagre aromático é só pegar uns 3 raminhos frescos de alecrim e colocar dentro de uma garrafa de um vinagre de boa qualidade. Deixe macerar por uns 15 dias e depois já pode utilizá-lo no tempero de sua salada preferida. Já no preparo do óleo ou azeite é um pouco mais complicado. Existem duas forma diferentes. Na primeira você irá pegar de 3 a 5 raminhos frescos de alecrim e amassar suas folhas em um socador de alho. Coloque as folhas trituradas em maceração no óleo, e deixe por 3 semanas. Já a outra forma, a que dá um melhor resultado, é só verter o óleo aquecido sobre as folhas frescas já dentro de um frasco, e deixar macerar por 2 semanas.

Pode-se também preparar manteigas, torradas, e o que mais sua imaginação permitir. Aproveite os aromas intensos do alecrim, só tome cuidado com as dosagens, pois pode ficar com um sabor muito amadeirado e não agradável ao nosso paladar.

Pode ser usado como decoração em pratos prontos antes de servi-los. Faz parte do famoso Herbes de Provence (tempero francês com várias ervas). Alguns raminhos de alecrim jogados sobre as brasas enquanto se faz churrasco, deixa a carne com um aroma delicioso.

 

UTILIZAÇÃO MEDICINAL

As folhas do Alecrim são recomendadas no estímulo à circulação. Também auxiliam na digestão de gorduras e no combate à dor de cabeça associada com tensão nervosa.

alecrim possui inúmeras aplicações farmacológicas. Possui ação tônica, principalmente em casos de cansaço mental; é estimulante, desinfetante, anti-séptico e aromático. É também empregado em queda de cabelo, além de auxiliar a “esconder” cabelos brancos. O óleo essencial diluído pode ser usado em casos de dores reumáticas, musculares e articulares na forma de massagem.

 

CULTIVO

alecrim prefere um clima mais seco, ensolarado e fresco. Não gosta de locais com pouco sol, muita umidade e frio. Estas condições climáticas irão determinar um melhor desenvolvimento e conseqüente-mente uma melhor qualidade do óleo essencial produzido.

Arbusto rústico e persistente, atinge até 2 metros de altura, com folhas resinosas, coriáceas, lineares e verde-escuras. O caule, quadrado, torna-se lenhoso à partir do segundo ano. Locais ensolarados, companheira da sálvia, brócoli e couve, atrai abelhas e repele moscas da cenoura.

 Fonte:temperaria.com.br

Os 16 Benefícios do Alecrim Para Saúde

Alecrim é uma erva mediterrâneo com folhas em forma de agulha e rosa, flores azuis ou roxas. A palavra “alecrim” vem das palavras latinas ros (que significa “orvalho”) e marinus (que significa “mar”). O Alecrim é usada em muitos pratos culinários e é bem usado para condimentar sopas, molhos e carnes. Além de ser usado para cozinhar, também tem sido utilizado como um remédio natural para uma variedade de doenças ao longo dos séculos.Alecrim-alecrimEstudos descobriram que os nossos antepassados não estavam errados em usá-lo medicinalmente. Eu acho que você vai se surpreender sobre os muitos benefícios do alecrim. Então, vamos conhecer os 16 benefícios do alecrim para saúde.

Benefícios do Alecrim Na Prevenção do Câncer: O Alecrim contém carnosol que é um composto anti-câncer potente. Estudos realizados mostraram que ele tem uma eficácia contra o câncer de mama, câncer de próstata, câncer de cólon, leucemia e câncer de pele. Em um outro estudo com ratos, mostraram que o Alecrim ajudo na redução de agente cancerígeno em até 76% do tumores mamários.

Alecrim Ajuda a Melhora a Memória: O Alecrim tem propriedades que aumentam a memória. Estudos realizados mostraram que o Alecrim contém uma diterpina chamado ácido carnósico que tem propriedades neuro-protetoras que ajudam a proteger contra a doença de Alzheimer, bem como a perda de memória que acontece com o envelhecimento.

Benefícios do Alecrim Para o Humor: O mesmo estudo que descobriu que o cheiro do Alecrim melhorou  memoria das cobaia, também descobriu que seu humor melhorou significativamente em comparação com o grupo controle.

Benefícios do Alecrim Para Enxaqueca: O Alecrim é um popular remédio natural para enxaqueca a séculos. Ferva um pouco de Alecrim em uma panela grande de água e coloque em uma tigela. Coloque uma toalha sobre a cabeça e inclinar-se sobre a panela para inalar o vapor por cerca de 10 minutos. Porque cheirando Alecrim pode melhorar a memória e humor, este método também pode ajudar com a função da memória e colocá-lo em um melhor estado de espírito.

Alecrim Ajuda no Alívio de Dores: Ele não só ajuda a aliviar a dor da enxaqueca, mas o óleo essencial presente no Alecrim também pode ser aplicado para tratamento natural de artrite, dores musculares e outras dores como, articulares e musculares.

Alecrim é um Agente Anti-inflamatório: O Alecrim contém dois anti-inflamatórios poderosos, O ácido carnósico e o carnosol. Um estudo revelou que estes dois compostos inibiram a COX-2, uma enzima que provoca a dor e a inflamação no corpo. Eles também inibiu a produção de excesso de óxido nítrico, que também desempenha um papel importante no processo inflamatório.

Alecrim Ajuda no Fortalecimento do Sistema imune: O Alecrim estimula o sistema imunológico, graças a suas propriedades antioxidantes, anti-inflamatórios, e as propriedades anti-cancerígenas.

Alecrim é um Agente Antibacterianas: Estudos descobriram que o Alecrim tem poderosas propriedades antibacterianas contra H. pylori (bactéria que causa úlceras de estômago) e estafilococos infecções.

Benefícios do Alecrim Para a Saúde Digestiva: O Alecrim é muitas vezes usado para ajudar a tratar problemas digestivos, como dor de estômago, prisão de ventre, Indigestão, e quase qualquer outro problema digestivo relacionado. Ela também ajuda a prevenir doenças transmitidas por alimentos, quando ingeridos com os alimentos, como, carne ou ovos.

Alecrim Ajuda no Crescimento do Cabelo: Estudos inicias mostraram que o Alecrim podem estimular o crescimento do cabelo. O estudo descobriu que as pessoas com alopecia, uma doença que faz com que o cabelo caia, teve um significativo crescimento do cabelo depois de esfregar Alecrim, lavanda, Tomilho e madeira de cedro em seu couro cabeludo durante sete meses. No entanto, não é claro se isto foi o Alecrim ou outras ervas que provocou o crescimento da planta.

Alecrim Melhora Circulação: O óleo de Alecrim é muitas vezes aplicado frequentemente como um remédio natural para má circulação, embora não tenha havido estudos que provar esse efeito.

Alecrim Possui Propriedades Diurética: Alecrim é um diurético leve, o que significa que ele pode ajudar a se livrar do inchaço e retenção de água no organismo. Além disso, O Alecrim quando utilizado regularmente, pode ajudar no aumento do fluxo da urina e ajudar a função dos rins em níveis ideais para ajudar a se livrar do excesso de água no corpo.

Benefícios do Alecrim Para Saúde Respiratória: O Alecrim é um ótimo remédio natural para problemas respiratórios. Respirando o cheiro do óleo essencial pode ajudar com o congestionamento devido a resfriados, alergias, infecções respiratórias e gripe. Além disso, Você também pode ferver Alecrim fresco em uma panela de água, coloque-o em uma tigela, e respirar o vapor para ajudar a limpar os pulmões e garganta. Isso também irá ajudar com dores de cabeça associada a doenças respiratórias.

Alecrim Ajuda na Desintoxicação do fígado: O Alecrim tem sido usado para tratar problemas de fígado por centenas de anos. Um estudo revelou que o extrato de rosmaninho reduziu cirrose em ratos que receberam tioacetamida, um composto tóxico que é tóxico para o fígado. Ele também impediu danos ao fígado a partir de tetracloreto em ratos e camundongos.Alecrim-1Alecrim é um Agente Anti-Envelhecimento: O Alecrim é um ingrediente popular para anti-envelhecimento da pele, pois ajuda a reduzir o inchaço, estimula a regeneração celular, aumenta a firmeza e melhora o tônus da pele em geral.

 

Fonte:saudedica.com.br



 
 
 
19-991175007
Flora Méri do Brasil-Piracicaba
Atendimento em horário comercial
Bairro Piracicamirim -Rua Espírito Santo,69 ao lado da UPA-casa

imag-formas-de-pagamento.png

selo1.png

selo2.png

selo3.png

 
plantasmeridobrasil@gmail.com